sexta-feira, 25 de março de 2011

Mulheres na Grecia

A vida em família na Antiguidade Clássica - O importante papel da mulher!!!
Como eram as relações familiares na Grécia e Roma antigas
Imagem-de-arte-grega
A arte grega nos coloca em contato com o cotidiano das famílias, como nesse caso
em que podemos ver uma jovem mulher trabalhando com fiação e tecelagem,
provavelmente confeccionando um tapete ou uma coberta.

Grécia
A formação de uma família entre os gregos não começava sempre da mesma forma, havia variações de acordo com a origem das pessoas. Entre os camponeses, por exemplo, era comum que os jovens se conhecessem na lavoura e que, a partir dos contatos estabelecidos no trabalho, viessem a namorar e depois se casar. No caso das moças ricas, provenientes das linhagens nobres, os casamentos eram arranjados de acordo com conveniências.
Isso significava que os pais das jovens procuravam casamentos em que famílias de uma mesma origem social e padrão econômico pudessem unir suas fortunas através do matrimônio de seus filhos. Eram feitas oferendas aos deuses (especialmente a Artêmis, a protetora das mulheres) e oferecido um dote ao noivo e a seus familiares. Esse presente de casamento dado pelo pai da noiva consistia em terras, bens de alto valor e, até mesmo, dinheiro.
O dia em que o casamento se consolidava marcava a mudança da noiva para seu novo lar, a casa da família de seu marido. Somente no dia seguinte ao casamento é que os parentes e amigos próximos iriam dar presentes em uma visita ao lar do novo casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário