quarta-feira, 2 de março de 2011

DESAFIO GRÉCIA ANTIGA: Filosofia, Matemática e a beleza do mun

DESAFIO GRÉCIA ANTIGA: Filosofia, Matemática e a beleza do mundo
Na Grécia Antiga a Filosofia e a Matemática ajudaram a estabelecer os conceitos teóricos do belo.
A beleza foi relacionada com a forma de todas as coisas.
Para alguns filósofos, que concebiam o mundo como um todo ordenado e governado por uma única lei, deveria ser possível explicar a origem de todas as coisas a partir de fórmulas.
Obras como o Partenon, templo em homenagem à deusa Atena, erigido na acrópole de Atenas, representam o ideal de beleza dos antigos gregos e servem de modelo para uma infinidade de outras construções.
O filósofo Pitágoras, que também era matemático, procurou estabelecer regras precisas para limitar a realidade, proporcionando ordem e inteligibilidade ao mundo.
Suas ideias ajudaram a estreitar os vínculos entre a estética e a Matemática, pois para ele, apenas os números seriam capazes de proporcionar a compreensão do universo (segundo Pitágoras, o princípio de todas as cosias era o número).
Assim, nasceu a visão estética-matemática do universo: as coisas existem porque estão ordenadas, e estão ordenadas porque nelas se cumprem leis matemáticas, que são, por sua vez, a condição de existência e de beleza.



Essa premissa filosófica foi demonstrada por meio da música, na qual os pitagóricos (seguidores do pensamento de Pitágoras) identificaram uma ordenação de acordo com determinadas relações matemáticas.
Em outras palavras, relações matemáticas regulam os sons musicais, as proporções em que se baseiam os intervalos, a relação entre a longitude de uma corda e a altura de um som.
Para os pitagóricos a ideia de harmonia musical se associa estreitamente a qualquer regra para a produção do belo.
E, a palavra-chave para se compreender isso é proporção.
Para entendermos melhor a ideia grega de beleza, propomos um desafio a você!
Desejamos que você demonstre como as relações matemáticas orientam a produção de tudo aquilo que consideramos como sendo belo.

Até aí, está fácil o desafio.
Para dificultar um pouco, estabelecemos que a referida demonstração deve contemplar exemplos de todos os períodos históricos, ou seja, da Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.
Portanto, se você gosta de desafios, aí está a sua chance de provar do que você é capaz!!!
Regras básicas:
1- o desafio pode ser realizado individualmente ou em grupos de no máximo 4 pessoas;
2- a demonstração é livre, ou seja, você tem a liberdade de escolher o formato de sua apresentação;
3- o prazo final para a entrega do desafio cumprido é (data: 18 de abril - turma do 1º Ano do Ens. Médio).
Premiação:
Será considerada a melhor apresentação aquela que ousar romper com a mediocridade, isto é, a apresentação deve ser criativa, inovadora, divertida e séria ao mesmo tempo.
Então, que tal enfrentar o desafio e provar que o belo que tanto admiramos pode ser demonstrado por meio da matemática e da filosofia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário